Os Pequenos Cientistas residentes na Sala B3, andaram a pesquisar..."À descoberta do Frio"!
“Se está frio, por que é que não está a cair neve?”... “Só há neve na Serra da Estrela?”
“Na minha casa, um dia, esteve a cair granizo, só que derreteu, porque todos os dias tem sol.”
“Na Serra da Estrela não há sol, só há nevoeiro.” ...“Mas também há lá sol.”
Esta conversa, rica, que surgiu no grupo sobre o frio e os fenómenos do inverno, deu origem a uma exploração prática com água, gelo e termómetros. As crianças observaram a temperatura em diferentes locais — na sala, na rua e no frigorífico — e acompanharam o que aconteceu à água em cada ambiente.
Ao longo da experiência, cada criança realizou aprendizagens distintas: algumas observaram, entusiasmadas, a água a mudar do estado líquido para o sólido no congelador; outras interpretaram os números dos termómetros, percebendo como a temperatura subia e descia; e outras relacionaram a temperatura ambiente com o estado da água, concluindo que, para existir gelo ou neve, a temperatura tem de estar abaixo de zero.
Este momento gerou surpresa e entusiasmo, expresso na afirmação de uma criança: “Ah! Nunca imaginei que havia números para baixo de zero!”
Depois ainda houve tempo para construir flocos de neve...
Estas experiências permitem observar, questionar e construir aprendizagens, significativas, valorizando a curiosidade e o pensamento científico das crianças.
Crescer é... um mundo de descobertas!












Sem comentários:
Enviar um comentário