sexta-feira, 26 de abril de 2024

ASSEMBLEIA DOS PEQUENOS DEPUTADOS


O dia de hoje ficou marcado pela participação dos nossos deputados na sessão da Assembleia dos Pequenos Deputados, no Teatro Miguel Franco, uma iniciativa integrada nas cerimónias dos 50 anos da ‘Revolução dos Cravos’.

Presidida por Célia Afra, segunda-Secretária da Mesa da Assembleia Municipal de Leiria, a cerimónia contou com a presença de representantes do executivo Municipal, das freguesias, bem como de professores e alunos envolvidos nesta iniciativa, entre demais convidados.

Os 33 pequenos deputados, eleitos pelas escolas do 1.º ciclo da rede pública e privada, do concelho de Leiria, apresentaram as suas propostas no âmbito dos temas debatidos e, no Período antes da Ordem do Dia, foram apresentados oito votos de agradecimento, dez votos de louvor, duas solicitações e, um voto de pesar.

No final da sessão a vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, concluiu que os projetos apresentados refletem uma verdadeira cidadania.

Tanto Gonçalo Lopes como Anabela Graça deram especial destaque ao facto de tantos pequenos deputados demonstrarem um verdadeiro sentimento de gratidão ao lembrarem a importância de todos aqueles que, diariamente, contribuem para a sua educação, desde os assistentes operacionais, aos educadores, professores e associações de pais, bem como os representantes de algumas das entidades presentes na sessão.

Os nossos 4 deputados, selecionados nas turmas dos 3.º e 4.º anos, começaram por apresentar um voto de pesar pela recente perda de um dos nossos encarregados de educação. 

Seguidamente, foi reforçado o pedido feito no ano anterior (construção de sala polivalente sobre o atual espaço do refeitório/BE), pela sua importância para a melhoria do espaço escolar. Por último fez-se a apresentação do projeto de criação de um Espaço Cultural, aberto a toda a comunidade, onde qualquer pessoa pudesse partilhar, as suas capacidades artísticas, de modo informal. Atividades relacionadas com a preservação cultural, tais como: desenho/pintura, música, canto, dança, teatro, artesanato, cinema, escrita/recitação de poesia… entre outras, seriam partilhadas nesse espaço. Deixou-se a sugestão de usar a Biblioteca existente no Jardim da Almuinha Grande.

Foi um orgulho ver os nossos deputados a levarem a cabo a sua missão de forma tão séria. Para eles, foi uma experiência que não esquecerão, por certo.

Parabéns aos deputados e às suas mentoras, professoras Catarina e Deonémia!

 





Sem comentários:

Enviar um comentário