domingo, 15 de novembro de 2020

LER É... UMA AVENTURA!

Este ano,  nossa Biblioteca tem regras diferentes, não há manta no chão para se ouvir a história semanal, os livros também ficam de quarentena, as mão são desinfetadas à entrada, a turma faz requisição em pequenos grupos, mas isso não nos impede de ler e de ouvir ler. 

As sementes e as suas aventuras têm sido alvo da nossa atenção, com a exploração de duas obras adquiridas, com a verba do projeto Eco-escola, no final ano passado .

Foi tempo de ler, de observar ramos, folhas, frutos e sementes, de observar como conseguem voar, espalhar-se e germinar as sementes e de como são diversificadas.

Tentar encontrar resposta para o desafio de fechar uma pinha, foi mais complicado e tivemos de experimentar as hipóteses surgidas. No frigorifico e no congelador, o frio não a fechou, mas a água fez magia e não demorou muito tempo até que a pinha se fechasse. 

Um outro desafio foi ir à horta conhecer e desenhar o carvalho que conseguiu germinar de uma das bolotas semeadas no ano passado.

Cada aluno levou uma bolota para tentar fazer germinar. 

Pinheiros, pinhas e sementes

 E a importância de aves como os melros e os gaios, na disseminação das sementes


Os registos





Os poderes da água



Quercus...carvalhos, sobreiros, bolotas, bugalhos e gaios

Os bugalhos formam-se nos órgãos das plantas como resposta à picada de insetos ou ao ataque de fungos, bactérias. Assim, os bugalhos não são frutos, mas estruturas que as plantas produzem em resposta a agressões externas. E os gaios são uns semeadores, à maneira!




Sem comentários:

Enviar um comentário