quarta-feira, 27 de novembro de 2013

APRENDER COM OS OUTROS - DESCOBRIR TRADIÇÕES DO MUNDO

  Este mês tivemos uma visita na turma do 2.º/3.º A. A mãe do Erick  veio ensinar-nos a tradição do Dia dos Mortos que se celebra no seu país natal, o México. 
  Em Portugal temos o Dia de todos os Santos que os nossos meninos celebram como Dia do Bolinho. No México também se confecionam bolos que são dados às crianças, assim como fruta, nos dias 1 e 2 de novembro. Nesses dias são feitos, em cada casa, os pratos preferidos dos entes que já morreram, enfeitam-se as mesas com papéis recortados e velas  e acredita-se que eles virão saborear as suas comidas preferidas.
  A D.ª Lizeth trouxe os bolos que são confecionados para nós provarmos... era muito bom..fica aqui a receita e o nosso agradecimento.



Pan de muerto

             Ingredientes

             750g de farinha de trigo
             200g de manteiga
             2 Ovos
             240ml de leite
             25g de fermento de padeiro
             Raspa de laranja (q.b.)
             1 Colher de baunilha
             Uma pitada de sal

          Preparação

  Colocar num recipiente menos de metade do leite morno (no micro-ondas 20 segundos), juntar o fermento e mexer muito bem. Adicionar 2 colheres de farinha e 1 de açúcar, misturar e guardar num lugar quente.
  O resto da farinha colocá-la na mesa em forma de vulcão e no centro colocar os ovos,  começar a mexer pouco-a-pouco,  adicionar a manteiga (derretida), a baunilha, a raspa de laranja e açúcar e misturar, colocando leite e finalmente a preparação do fermento. Amassar bem.
 Assim que a massa esteja boa passe-a para um recipiente e tapa-se com uma tampa de plástico ou pano deixando repousar 30 a 40 minutos num lugar quente.
  Uma vez a massa levedada, ficando aproximadamente o dobro,  moldar os pães.
 Depois dos pães feitos e colocados na bandeja (untada com azeite ou manteiga deixar mais 20 minutos a repousar e levar 20 minutos ao forno aquecido à temperatura de 180 C/200 C.
  Passados os 20 minutos os pãezinhos estão prontos.
  Numa taça derreter os outros 100 g de manteiga e com a ajuda de um pincel untar os pães e polvilhar com açúcar. 

4 comentários:

  1. Adorei partilhar a cultura mexicana com os meus colegas de turma.
    Erick Laúdo - 3.º ano

    ResponderEliminar
  2. O Rúben que leva qualquer coisasa doce para a escola dice que o «El pan de muerto» era doce.

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe dá aulas de espanhol e deu isto. Já sabiam que a minha mãe apareceu no jornal, tal como o meu avô paterno á muito tempo. Era vidreiro.

    ResponderEliminar
  4. Sabiam que a minha mãe é mexicana?

    ResponderEliminar