sexta-feira, 31 de outubro de 2025

VIAJAR É... APRENDER COM A DIVERSIDADE

 Tudo  começou, na sala B2, com uma viagem imaginária até ao continente africano...

 O filme Madagáscar serve como ponto de partida para conhecer a diversidade natural e cultural deste vasto território. 🦁🦓🐒🐘

Através da observação, da conversa, da música e da expressão plástica, iremos explorar os animais selvagens, as paisagens tropicais, os ritmos vibrantes e as cores intensas que caracterizam África.

Ligaremos estas descobertas ao projeto "O Mundo Cabe na Nossa Sala", valorizando as origens, tradições e sabores de países que mantêm laços históricos e afetivos com Portugal, como Angola e Moçambique.

O principal objetivo será promover o respeito pela diferença, reconhecer a riqueza cultural do mundo e desenvolver uma atitude curiosa, aberta e solidária.

Ser educadora de infância, também é promover a diversidade, desde a mais tenra idade.














quinta-feira, 30 de outubro de 2025

AS FANTÁSTICAS COISAS DE OUTONO

 O outono tem andado pela turma do 1.º ano e, um festival de cores de outono, encheram a sala... Cores lindas ligadas a muita criatividade tornaram a sala ainda mais acolhedora... 

Viva o outono!



















HAPPY HALLOWEEN!

 O Halloween tem origens muito antigas que remontam ao antigo festival celta Samhain que marcava o fim do verão (1 de novembro). Os celtas acreditavam que, nessa noite, as barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos se dissipavam, permitindo que os espíritos regressassem à Terra. As celebrações incluíam acender fogueiras, usar disfarces para afastar maus espíritos e deixar oferendas. 

E, estamos no Halloween... As turmas dos 3.º e 4.º anos, pela mão da professora Susana, celebraram esta tradição, com muita criatividade.

Happy Halloween!






segunda-feira, 27 de outubro de 2025

A TIA DEU BOLINHO...

 Ó tia... dá Bolinho?




Preservar tradições é uma das fomas de manter a nossa identidade cultural e, se isso implicar encher a nossa Escola com os familiares mais velhos ou mais novos, para que a tradição do Bolinho seja revivida e não só ouvida, faz toda a diferença do mundo!

Primeiro teve de haver tempo para descobrir receitas e fazer as saquinhas e convidar os familiares a virem ensinar... Depois encheram-se as salas,  colocaram-se aventais e toucas, prepararam-se ingredientes, viram-se procedimentos e meteram-se as mãos na massa... tantas  aprendizagens que não se esquecerão. Depois foi tempo de cozedura e, por fim, poder saborear os Bolinhos feitos... foi uma delícia! 

Deixamos os nossos abracinhos e obrigada a todos os que hoje estiveram no nosso Bolinho e possibilitaram um dia de aulas muito especial. Bem hajam! 

Deixamos também os nossos agradecimentos, do coração, à Padaria Antiga que, uma vez mais, colaborou fazendo a cozedura de todas as centenas de Bolinhos feitas.

E a tia deu Bolinho!

Fazer saquinhas 




Preparar ingredientes e não só...

 Cozer as batatas... meter os aventais...

Preparar os ingredientes secos, amassar e tender












































Na Padaria Antiga...




Bolinhos... Hum...





Na Escola...