terça-feira, 30 de setembro de 2025

UMA MANHÃ ESPECIAL - APANHA DA AZEITONA

 Hoje, na nossa Escola, houve trabalhos de colheita... as nossas oliveiras, já com cerca de 100 aninhos, foram alvo da atenção de todos. Foi uma manhã, muito especial, cheia de tradição, partilha e aprendizagens.

Todos os alunos, desde o pré escolar até ao 4.ºano, participaram numa atividade única ligada ao Ciclo do Azeite, aproveitando as oliveiras que temos no espaço escolar. 

Com a ajuda e sabedoria dos pais da aluna do 4.ºano e de um aluno do pré escolar, os alunos aprenderam como se faz a colheita das azeitonas.  Houve que tapar o chão, varejar os ramos,  apanhar azeitona com mãos pequenas e curiosas  e muitos sorrisos a encher o recreio.

Depois da colheita, as crianças ficaram a conhecer melhor o caminho que a azeitona faz  até se transformar em azeite.

Foi uma atividade onde se uniu o saber da escola ao saber da família num momento cheio de significado.

Além de aprenderem sobre o processo do azeite, os alunos viveram um momento de valorização da agricultura,das tradições e das pessoas mais velhas que tanto têm para ensinar.

Agradecemos a todos que se juntaram a nós, neste dia tão bonito. 

Foi uma faina muito espetacular e, amanhã, já teremos azeite para provar com pão... Uma aula, ao vivo,  sobre as plantas, percebendo o aproveitamento que delas fazemos e descobrindo que aprender com a Natureza é... fantástico!




































A prova... delicioso!





BEIJINHOS

 Hoje, foi dia especial, por diversos motivos... Um deles uniu, pelo coração, as meninas maiores da nossa Escolinha... A Assistente Operacional Ana, connosco há séculos, chegou ao fim da viagem como AO e teve direito a uns abracinhos especiais e já cheios de saudades!!!

Não vai desaparecer do "mapa", isso é certo, pois teremos a Ana de visita muitas vezes... os laços por aqui criados assim o dizem...

Beijinhos e que seja feliz nesta nova etapa.





Antiguidades... na Escola!!!





domingo, 28 de setembro de 2025

VOLTAR À ESCOLA...

    Este sábado, os alunos de 1975 da EB Barosa, com 50 anos,  juntaram se para um encontro com a professora Júlia e a contínua Emília. 

Foi um abraçar de pessoas e de lembranças, do tempo passado nesta nossa Escola... E difernças há algumas!! No entanto, os espaços e as "aventuras" aqui vividas continuam a ser fonte de emoções e de sorrisos...

Lá diz o ditado..."Recordar é Viver!"😊. 

Voltar à sala de aula... 

A turma...

Que crescidos...