quarta-feira, 30 de abril de 2025

ASSEMBLEIA DOS PEQUENOS DEPUTADOS

 O Teatro Miguel Franco recebeu esta, quarta-feira, 30 de abril, mais uma inspiradora edição da Assembleia Pequenos Deputados! 

👉 66 alunos do 1.º ciclo, vindos de 14 escolas do concelho de Leiria, assumiram o papel de pequenos "grandes" deputados, debatendo o tema Multiculturalidade. 

Muitos parabéns aos meninos da nossa Escola... Mas que bem representados estivemos! 👏👏👏















Mais partilhas...

https://www.cm-leiria.pt/municipio/gabinete-de-comunicacao/noticias/noticia/assembleia-pequenos-deputados-de-leiria-debateu-a-multiculturalidade

https://www.facebook.com/municipioleiria/videos/1033474765383154

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1069710308536676&set=pcb.1069717958535911


quinta-feira, 24 de abril de 2025

À DESCOBERTA DAS SEMENTES

 Na B3, a primavera trouxe o cheirinho a sementeiras... 

Desta vez, os feijões foram os escolhidos e as sementeiras foram feitas, mas para se conseguir ver bem tudo o que acontece, os feijões foram colocados em saquinhos...assim pode-se ver tudo e aprender ainda mais!

As plantas são fantásticas e iremos partilhar, aqui, o que descobrirmos!










MINI PIQUENIQUE DO POVO DA NOSSA ESCOLA

 Hoje, foi um dia muito especial, no nossa Escola!

Mesas postas na rua... um belo dia de sol... mantas estendidas, comida partilhada, para todos os gostos, em modo piquenique... Foi uma festa!

Deixamos os nossos beijinho do 💗, para todos os pais/famílias, por toda a colaboração dada.

















A LIBERDADE ESTÁ A PASSAR POR AQUI...

Na nossa Escola, os cravos vermelhos trouxeram História e foi tempo de descobrir as histórias do 25 de Abril de 1974.

A turma do 2.º ano levou uma história à sala B2 e, para ajudar a perceber, ainda melhor, o valor da Liberdade, houve debates sobre o que ela significa e as conclusões foram guardadas na prta da Sala...

Na B3, também se explorou a história "Deu-me o nome Liberdade o avô Agostinho da Silva" e, fazer cravos, deu que fazer aos pequenitos.

No 3.º ano, formar um acróstico com a Liberdade foi o desafio.

Na turma dos Finalistas, a criatividade saiu à rua, também...

Há 51 anos, na madrugada do dia 25 de Abril de 1974, os Capitães de Abril marcharam sobre Lisboa para pôr fim a uma ditadura que durava há 48 anos. Sem violência, mas com coragem, deram-nos aquilo que nem sempre podemos dar por garantido: Liberdade; Democracia; Paz; Pão; Saúde; Educação; Habitação.

Nesse dia, uma mulher chamada Celeste Caeiro ofereceu cravos vermelhos aos soldados.Eles colocaram-nos nos canos das espingardas e assim nasceu o símbolo do 25 de Abril:o cravo vermelho — sinal de esperança e de um futuro melhor.

Hoje, nas escolas, as crianças aprendem que a Liberdade se vive e se cuida todos os dias.Ouvem histórias, cantam canções e sonham com um mundo mais justo. Não queremos voltar atrás porque a Liberdade é de todos. 

Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!