terça-feira, 1 de novembro de 2022

HALLOWEEN E BRUXINHAS

 

It’s Halloween! 

    O Halloween celebra-se há mais de 2 mil anos. A sua origem está no festival celta Samhain - o fim do verão - que marcava o início do inverno, o fim das colheitas e o início do novo ano celta.

    O termo "Hallowe'en" surgiu apenas no século XVII e é uma abreviatura escocesa de "All hallow-even", literalmente "noite de todos os santos".

    No século VII, o Papa Bonifácio IV instituiu o feriado do Dia de Todos os Santos, para substituir o antigo festival pagão. A festividade era celebrada de forma semelhante ao Samhain celta, com fogueiras, desfiles e pessoas mascaradas de santos, anjos e demónios.

    Os imigrantes irlandeses levaram para os Estados Unidos a tradição do Halloween, espalhando a celebração por todo o país. Mascarados com fantasias mais (ou menos!) assustadoras, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (Doçura ou travessura).

     Na Escola da Barosa também foi festejado o Halloween! E os alunos vieram vestidos a rigor!

     No 3.º ano construímos assustadores monstrinhos com molas de roupa (clothespin puppets), enquanto o 4.ºano se divertiu com skeletons!

    Mas a festa das Bruxinhas não ficou só ligada ao Inglês, não estivéssemos nós na escola das Bruxinhas... e foi tempo de celebrar também com os mais pequenos do 2.º ano.

No pré-escolar houve também tempo para histórias de bruxinhas e esta tinha muito medo...







Carlota Barbosa, a bruxa medrosa







 


Sem comentários:

Enviar um comentário