Dia 20 foi um dia diferente para os alunos dos 1.º e 2.º anos da nossa escola. Tocou cedo o despertador e as aulas só terminaram pelas 19,30h... Foi um grande dia!!
E foi com alegria que voltámos a fazer visitas de estudo a lugares mais distantes. Para os nossos alunos foi uma novidade, no 1.º ciclo, já que foi a primeira que realizaram.
Aveiro foi o nosso destino, com primeira paragem no Lugar dos Afetos, na localidade do Eixo, onde andámos a descobrir mais sobre os sentimentos.
Já de barriguinha cheia, rumámos para a cidade de Aveiro, onde descobrimos a cidade e a Ria, em viagem de moliceiro, vimos as algas e, por fim, aprendemos a história de um doce típico, os ovos moles. Claro que não ficámos só pela história, metemos mãos à obre e comemos!!! Deliciosos... ainda que não o fosse para todos!!
Durante a viagem tivemos uma companhia muito linda...as muitas cegonhas que por ali andavam à busca de "almoço".
Os Ovos Moles de Aveiro IGP são o ícone turístico e gastronómico da região de Aveiro. Nascidos no Século XVI no Convento de Jesus de Aveiro, obtêm-se através da junção de gema com uma calda de açúcar e o saber-fazer tradicional, seguindo a receita conventual transmitida em segredo ao longo de gerações.
Naquele tempo, as claras dos ovos eram utilizadas pelas freiras em tarefas domésticas, como engomar a roupa. Com tanta sobra de gema, começaram a ser aproveitadas para o fabrico da doçaria conventual, utilizada na altura como remédio. As freiras utilizavam o açúcar, proveniente da Ilha da Madeira, as gemas e água e produziam a massa de ovos que era colocada em hóstias, criando assim uma iguaria adorada por tantos, ao longo de todos estes séculos.
Sem comentários:
Enviar um comentário