Escola cheia, mais uma vez! E que bom é ver os avós, bisavós, pais, irmãos mais velhos… a entrar e a ensinar como se faz o Bolinho.
Foi colocar aventais, lenços, chapéus e meter mãos na massa...primeiro os grandes, pois isto de amassar tem saber e força. Depois foram os nossos aprendizes que se enfarinharam e lá foram tendendo os bolinhos.
E nem todos estiveram na escola. A turma do 4.º ano, foi fazer o bolinho, à moda antiga, em casa de familiares de um aluno.
A turma do 1.º ano depois de tendidos os bolinhos, foi até casa dos vizinhos D.ª Maria e do Sr. Luís, ver como se usa um forno a lenha, também à moda antiga.
Os bolinhos das salas do pré-escolar e das turmas dos 2.º e 3.º anos, foram a cozer na Padaria Antiga.
Fica o nosso agradecimento a todos os que colaboraram para que esta atividade de reviver uma tradição se conseguisse realizar.
Agradecimentos especiais aos familiares e vizinhos que disponibilizaram os seus espaços e fornos, à carpintaria Belárvore que deu lenha e à Padaria Antiga que nos deu toda a farinha necessária e nos acolheu, ao longo de mais de duas horas, para cozedura de tanto bolinho...
Antes de tudo isto foi a azáfama das saquinhas, este ano, super amigas do ambiente, com reutilização de garrafas e tecidos.
Aprender assim é... saboroso!
Ó tia dá Bolinho?
Mãos na massa
Tender os bolinhos
Enfarinhada...
Cozedura à moda antiga
Em casa da vizinha D.ª Maria
As meninas do forno
A equipa do 4.º ano em casa de familiares de aluno
Cozedura à moda de agora...
O senhor dos fornos elétricos...
Os Bolinhos
Saquinhas... viva a reutilização!
A tia deu Bolinho...
Dinâmica fantástica: aliar o moderno à tradição e ainda envolver toda a comunidade escolar! Parabéns Escola da Barosa!
ResponderEliminar